sábado, 20 de dezembro de 2008

Cesta da tribuna - 20 de dezembro

2008 - Um ano inesquecível - Parte 1
Na coluna dessa semana e na próxima, faremos uma retrospectiva dos melhores momentos do basquete mourãoense na atual temporada. 2008 foi um dos mais vitoriosos na história da modalidade em Campo Mourão, graças a uma série de acontecimentos que serão relatados a seguir.

A contratação do técnico Emerson
Sem dúvida, a principal razão do sucesso do basquete foi a chegada do técnico Emerson Luis de Souza. No mês de janeiro, o técnico que já foi terceiro lugar no Brasileiro de basquete em 2006, campeão paulista da A2, das categorias de base em diversas oportunidades e campeão paranaense adulto em 2006, foi contratado pela FECAM para conduzir as equipes mourãoenses. Emerson mereceu a confiança do secretário de esportes Itamar Tagliari para liderar o processo de profissionalização do basquete. Os resultados que vieram a seguir são prova de que a contratação foi acertada.

Fundação da AMOBASQUETE
A segunda ação fundamental foi a criação da Associação Mourãoense de Basquete, fundada para contribuir com a modalidade nos mais diversos aspectos e categorias. A Associação reuniu lideranças municipais em torno do desenvolvimento do Basquete e na sua primeira gestão contou com a minha pessoa na presidência, Izidoro Bueno no cargo de vice, Anderson Nicola como tesoureiro e Iduarte Lopes Júnior como secretário.

Campo Mourão sedia o Brasileiro Juvenil
A Prefeitura de Campo Mourão, através da Fecam, solicitou a sediação do Brasileiro Juvenil e em virtude da reconhecida capacidade de organização de eventos esportivos de nosso município, a Confederação Brasileira de Basketball concedeu essa oportunidade. O Brasileiro foi um show, em especial a partida final entre gaúchos e paranaenses, decidido no segundo final em favor dos anfitriões. Quem assistiu àquela partida, certamente não perdeu mais nenhum jogo no JK.

Mourãoenses na seleção paranaense
Campo Mourão foi a cidade que mais cedeu jogadores para a seleção paranaense juvenil. Quatro jogadores, além do técnico Emerson, foram convocados: o lateral Rafael Cortez, os pivôs Maurício Ceolim e Rick Filenni e o armador Zé Pekeno. Campo Mourão ainda sediou duas fases de treinamento dessa seleção, possibilitando um grande intercâmbio entre os melhores atletas do estado (17 anos) e nossos jogadores.

Cortez - cestinha do Brasileiro
A final do Brasileiro Juvenil, realizada em Joinville, acabou sem a definição do título, uma vez que a competição foi interrompida pelas chuvas ocorridas na região. A seleção do Paraná iria disputar a quinta colocação, mas mesmo sem a realização da última rodada, o lateral mourãoense Rafael Cortez foi o cestinha do Campeonato Brasileiro Juvenil.

Basquete Cidadão - projeto modelo
Quase 300 crianças, de 9 escolas públicas, participaram das escolinhas de iniciação ao basquete. Os garotos treinam em sua própria escola, em contra-turno, sem pagar nenhuma taxa e ainda recebem uma camiseta de uniforme. As escolas recebem bolas para os treinos e não tem despesa com os instrutores. Os primeiros frutos estão aparecendo, pois vários atletas revelados nesse projeto já defendem as seleções de Campo Mourão em competições oficiais.

Tri-campeão dos Jogos Colegiais
A equipe mourãoense, representando o Colégio Santa Cruz, chegou à Curitiba como principal favorita ao título, em virtude dos resultados de competições regionais da Liga Noroeste e de amistosos contra as melhores equipes do estado. Contudo, derrotas para Londrina e Cascavel colocaram em cheque esse favoritismo. Os nossos jovens jogadores, apesar de colocados contra a parede e amargurando uma fase de falta de confiança, souberam dar a volta por cima, deram o troco nas equipes que os derrotaram e trouxeram o tri-campeonato dos Jogos Colegiais do Paraná para nosso município.

De volta à elite dos JOJUPS
Depois de 9 anos consecutivos disputando a divisão A dos Jogos da Juventude, Campo Mourão compete, em Cianorte, na divisão B, buscando a vaga que reconduziria a equipe à elite novamente. O título e a vaga vieram de forma invicta e inquestionável, com a equipe mourãoense vencendo os adversários sem dar chance alguma.

Japs - O bronze que poderia ter sido ouro
O time adulto de Campo Mourão se preparou com muito afinco para essa competição e acreditava na possibilidade de trazer o título dos JAPs, treze anos depois da última conquista. Contudo, a busca pelo ouro foi barrada pela equipe de Maringá, que com muita garra e coletividade conseguiu a vitória. Os mourãoenses tiveram que se contentar com o bronze, após a vitória sobre Marechal Rondon, na disputa pelo terceiro lugar.

Semana que vem tem mais
Não perca a próxima coluna, pois ainda falta contar muita coisa boa que aconteceu.

Nenhum comentário: