quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

CESTA DA TRIBUNA 0 01 DE JANEIRO DE 2010

Perspectiva 2010
Na coluna anterior fiz uma retrospectiva sobre a temporada 2009, demonstrando como o ano foi glorioso para o basquete mourãoense. Hoje, na última coluna deste ano, tentarei demonstrar o planejamento para a próxima temporada, bem como os desafios e expectativas para que 2010 seja ainda melhor.

Jogos Abertos Brasileiros
O título dos Jogos Abertos do Paraná deu a Campo Mourão o direito de representar o Paraná nos Jogos Abertos Brasileiros (JABs) em 2010. A competição reunirá os campeões dos Jogos Abertos de 11 estados em Cuiabá, no final do primeiro semestre. Certamente será um dos maiores desafios da temporada e contribuirá sobremaneira com o alcance dos objetivos das competições do segundo semestre.

Copa do Brasil
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) confirmou que em 2010 a entidade promoverá a Copa do Brasil, uma espécie de segunda divisão do campeonato brasileiro. O evento terá a participação de clubes das diversas regiões do país que não estão jogando o Novo Basquete Brasil (NBB) e possivelmente servirá de porta de entrada para o NBB. A CBB e a Liga Nacional de Basquete (LNB) já estão dialogando para verificar a forma como isso ocorrerá. Campo Mourão tem vaga garantida nesta competição, desde que consiga recursos financeiros para as despesas da competição. Já imaginou Campo Mourão na Liga Nacional B?

Sul Brasileiro
Quarto lugar em 2008, bronze em 2009, caso a equipe mourãoense queira continuar evoluindo, deve brigar para fazer a final do sul-brasileiro em 2010. Mesmo sabendo das dificuldades de enfrentar equipes que jogam a liga nacional, o objetivo tem que ser esse.

Jogos Abertos do Paraná
Lutar pelo tri. Depois dos títulos de 1995 e 2009, uma das principais metas da temporada é lutar pelo tricampeonato dos Jogos Abertos do Paraná. O desafio será ampliado, uma vez que a arqui-rival Maringá será a cidade-sede da competição.

Campeonato Paranaense Adulto
A competição ainda é uma incógnita. A Federação Paranaense de Basketball ainda não se pronunciou a respeito das punições a Londrina e Maringá pelos fatos ocorridos no estadual de 2009, por isso, as definições a respeito desse campeonato devem ocorrer apenas no início de 2010. Mas, a meta é lutar pelo bi.

Categorias de base
Dentro do planejamento, as categorias de base têm um papel especial. Mesmo tendo conquistado o título paranaense sub12 e levado o bronze nos Jogos da Juventude, a comissão técnica da modalidade pretende olhar com mais cuidado para essas categorias e para tanto, pretende incluir um responsável por esse setor, com o intuito de ter maior controle sobre o trabalho dos técnicos dessas categorias e aproximar os pais de atletas das equipes.

Projetos sociais
O projeto Basquete Cidadão pretende dar uma rejuvenescida. Apesar de estar atendendo um número significativo de alunos (aproximadamente 200 crianças), a metodologia está sendo revista para maximizar o potencial educativo do esporte. A principal ferramenta para incrementar o projeto é a capacitação dos professores e a realização de maior número de festivais inter-núcleos.

A busca por parceiros
A diretoria da Amobasquete está fazendo os primeiros contatos com as empresas patrocinadoras do basquete para renovar suas parcerias e em breve estará agendando visitas visando aumentar o número de empresas colaboradoras. Caso tenha interesse em investir ou ajudar o basquete, entre em contato conosco pelo fone 9978-2253 ou pelo email chinahirata@hotmail.com.

Feliz e próspero 2010
São os votos desse colunista a todos os leitores desse espaço e a toda a comunidade de Campo Mourão e região.

Nenhum comentário: