sábado, 12 de dezembro de 2009

Cesta da Tribuna 13 de dezembro


Prefeito Nelson Tureck homenageia atletas
O gabinete da prefeitura foi palco de uma belíssima homenagem aos atletas e comissão técnica do basquete mourãoense. O prefeito Nelson Tureck, a secretária de esportes Karla Tureck, e o ex-secretário de esportes e atual presidente da Previscam Itamar Tagliari capitanearam o evento. Todos exaltaram a conquista do título inédito de campeão estadual e ressaltaram que os títulos expressivos do basquete só foram possíveis graças a união do poder público, da iniciativa privada, da sociedade civil organizada, dos atletas, comissão técnica, torcida e imprensa, que, em sintonia, contribuíram para o sucesso da modalidade.

Atletas presentearam o prefeito Nelson Tureck
Os atletas, representados pelo seu capitão Davilson Mesquita retribuíram a gentileza presenteando, o prefeito com uma camiseta de jogo autografada por todos os jogadores. O prefeito Nelson não pensou duas vezes e no mesmo momento, tratou de vestir a camisa do basquete.

Sul Brasileiro
O 7º Campeonato Sul Brasileiro de Basquete chegou ao término nesse final de semana, quando as quatro melhores equipes do sul do país se reuniram em Londrina para disputar o quadrangular final da competição. Joinville, Londrina, Caxias do Sul e Campo Mourão disputaram de quinta a sábado, o título máximo do Sul Brasileiro.

A estreia contra Joinville
Enfrentar o atual vice-líder da Liga Nacional (NBB) era uma tarefa dura para a estreia. No jogo realizado na noite de quinta-feira, o time mourãoense, liderado pelo técnico Daniel Wattfy, conseguiu surpreender os catarinenses e equilibrar a partida até o final do terceiro quarto. As parciais do jogo foram todas favoráveis a Joinville (27x21, 25x19, 25x15, e 25 a 21), finalizando em 102 a 76. O cestinha mourãoense foi o lateral Schneider com 26 pontos. Apesar da derrota, uma bela atuação.

Nova derrota para Londrina
Na segunda rodada, realizada sexta-feira à noite, Campo Mourão deixou escapar a chance de ouro de derrotar os londrinenses. Bernardo, Zezinho e Thiago Aleo desfalcaram a equipe local e Campo Mourão não soube aproveitar. Os mourãoenses estiveram a frente boa parte do primeiro tempo, mas depois que Londrina tomou a dianteira não permitiu mais a reação de Campo Mourão. No final, vitória de Londrina por 74 a 66 e o sentimento de que poderia ter sido melhor.

Disputa do bronze contra os gaúchos
A disputa pela medalha de bronze aconteceu no final da tarde de sábado, após o fechamento dessa edição. Por isso, deixo para a próxima coluna, os detalhes dessa partida. A partida pode ter dado ao time mourãoense o terceiro lugar, que demonstraria a evolução do basquete de Campo Mourão, que em 2008, terminou na quarta colocação.

Paranaense sub 12
O final de semana também está sendo especial para os atletas da categoria de base do basquete mourãoense. A equipe sub12, liderada pelo técnico Hugo Domingues Lima, busca o título máximo da categoria no Estado jogando contra as equipes de Astorga e Goioêre, sábado às 14h30 e domingo às 9h30, respectivamente, no ginásio de esportes do Colégio Santa Cruz.

União dos pais
A realização dessa competição em nossa cidade só foi possível graças a iniciativa e liderança de dois pais de atletas: Vanderlei Camargo e Osni Menezes. Esses dois abnegados esportistas se encarregaram de buscar recursos financeiros junto à iniciativa privada para viabilizar a sediação e mobilizar os outros pais para colaborarem com a equipe. Espero que essa iniciativa aconteça também com as equipes de outras categorias, pois além de facilitar a participação em competições, une a família em prol do esporte e da educação cidadã.

Agradecimentos especiais
A realização da fase final do Campeonato Paranaense sub-12, em Campo Mourão, é apoiada pela iniciativa dos pais dos atletas, da Amobasquete, Colégio Santa Cruz, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Shima Modas e Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM).

Nenhum comentário: