quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Cesta da Tribuna - 25 de dezembro

Retrospectiva
O basquete mourãoense passa por um momento brilhante. 2009 foi um ano repleto de conquistas importantes e inéditas para nossas equipes, por isso a coluna dessa semana tratará de relembrar os fatos marcantes dessa temporada, que demonstra a evolução conquistada pela modalidade.

Contratação de técnico de renome
O ano de 2009 iniciou com a notícia de que o vitorioso técnico Emerson de Souza estava se desligando da equipe. Contudo, as diretorias, da Fecam e da Amobasquete, conseguiram contornar a perda, contratando outro técnico de renome para comandar o basquete: Daniel Abrão Wattfy, ex-técnico de Franca, Ulbra-RS e FTC-Bahia, um dos dez técnicos que mais atuaram na Liga Nacional. O tempo comprovou que a decisão foi acertada.

Copa Aquarius Fresh
Com a participação de Paraíso-MG, Londrina e Maringá, a Amobasquete, com o apoio da Fecam e da Federação Paranaense, sediou a Copa Aquarius Fresh de Basquete. O evento foi um grande sucesso, com jogos muito equilibrados e bom nível técnico. O time mourãoense, apesar da derrota inicial para Paraíso, foi campeão com vitórias sobre Londrina e Maringá.

Jogos da Juventude do Paraná
O time juvenil faturou o bronze na fase final dos Jogos da Juventude do Paraná, realizados em Umuarama. A equipe acumulou vitórias sobre União da Vitória, Cascavel, Astorga (duas vezes) e foi derrotada por Maringá, na primeira fase, e Toledo, na semifinal. Bronze com gosto amargo, pois existia forte expectativa de jogarmos pelo ouro.

Jogos Abertos do Paraná
Este foi o melhor momento do ano. A equipe foi perfeita: do início ao fim, dentro e fora das quadras. Venceu a competição de forma invicta, batendo Rolândia, Palmas, Ponta Grossa, Astorga e Marechal Rondon. Porém, o ponto alto da competição foi a final contra Maringá, quando, mesmo sem a presença do técnico Daniel Wattfy, os jogadores conseguiram colocar em prática a tática combinada nos vestiários, vencer o grande rival e levar a taça. Foi uma grande festa. Um título dos JAPs depois de 14 anos. Demais.

Campeonato Paranaense Adulto
A competição começou regionalmente e dava pintas de se tornar o segundo melhor estadual do país, atrás apenas do paulista. Campo Mourão, Londrina, Maringá, Astorga e Rolândia fizeram ótima primeira fase. Mas, a desorganização extra-quadra conseguiu atrapalhar. Desistências de várias equipes e a mudança no regulamento foram pontos muito ruins. Na semifinal, vitória sobre Curitiba. A final seria contra Maringá, que, como forma de protesto, não apareceu para jogar. Título inédito para Campo Mourão.

Campeonato Sul Brasileiro
A última competição do ano veio coroar o bom trabalho dos atletas e comissão técnica. A vitória emocionante sobre Caxias do Sul, na prorrogação, garantiu aos mourãoenses a medalha de bronze na competição, melhor colocação na história do basquete de Campo Mourão, atrás apenas das duas equipes que estão na Liga Nacional: Joinville e Londrina.

Campeonato Paranaense sub12
Não bastasse o time adulto viver fase de ouro, as categorias de base provam que o futuro do basquete mourãoense está garantido. Os garotos do sub-12 levaram o título de campeão estadual da categoria sob a condução do professor Hugo Domingues Lima. 2010 tem mais.

Amobasquete
Outra grande conquista da modalidade foi a consolidação da Associação Mourãoense de Basquete (Amobasquete), que demonstrou ser grande parceira da modalidade. A principal ação foi o lançamento dos “amigos do basquete”, que agregou novas forças ao grupo.

A química do time
A contratação de jogadores de alto nível foi uma das boas iniciativas da diretoria da Fecam e da Amobasquete. Em 2009, Campo Mourão teve três jogadores com passagens em Liga Nacional (Davilson, Schneider e Jorginho), sendo que, Jorginho, atuou até pela seleção brasileira adulta. Paralelamente, os atletas remanescentes de 2008 (Carlos, Rafão, Alex, e Borracha) mostraram sua evolução e os juvenis (Heron, Eduardo, André, Guilherme, Guará e Douglas) mostraram poder dar conta do recado também. Essa mistura deu certo.
Feliz Natal
Agora é hora de vibrar, comemorar e festejar o nascimento de Cristo. Por isso, desejo que Deus abençoe a vida de todos com muita fé, saúde e felicidades. Feliz Natal!!! HoHoHo...

Um comentário:

Unknown disse...

Grande Chinaooo...

É uma honra poder dizer que fiz parte desse time de 2009. Só tenho a agradecer todo o empenho que teve no meu inicio com o basquete em 2002, acho que só nós dois sabemos o quão limitado eu me sentia.
Claro que ainda estou longe do nivel que quero chegar, mas com certeza sem o seu apoio e de outras grandes pessoas e principalmente de Deus, nao teria chego nesse momento de alegria pro nosso basquete... Espero ter podido contribuir de alguma forma.

Tudo de bom China... Feliz Natal e que 2010 seja ainda melhor. Abraço.