sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

NBB divulga possibilidade de ascesso e descenso

Com o intuito de deixar o Novo Basquete Brasil (NBB) mais completo, a Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou suas regras para acesso e descenso de clubes. No momento, a LNB possui 19 associados e a partir da temporada 2010/2011, pretende organizar a competição com um número máximo de vinte participantes. O NBB é um campeonato organizado pela LNB.

Segundo definição do Conselho de Administração da LNB, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) poderá indicar, para a próxima temporada, até duas equipes, que deverão conquistar as vagas através de campeonatos regionais organizados pela própria entidade. Essa competição deverá ser o único critério para indicação das equipes ao NBB.

Caso os 19 associados atuais da LNB tenham feito sua inscrição para a temporada 2010/2011, apenas uma vaga será disponibilizada para indicação da CBB. Se houver menos que 19 equipes inscritas, o campeão e vice do campeonato organizado pela CBB poderão pleitear a compra da franquia, a preço de mercado, depois de comprovada a sua capacidade técnica, financeira e de estrutura para suportar sua participação no NBB.

A partir do momento em que a LNB possuir 20 franqueados e todos estiverem inscritos para a disputa da competição, os dois clubes indicados pela CBB farão um quadrangular com as duas piores equipes da LNB. O campeão e vice desse torneio garantirão as duas vagas ao NBB. Se os vencedores forem as indicações da CBB, os times deverão comprar a franquia da LNB depois de comprovar as condições mínimas estabelecidas para sua participação.

Os associados da LNB terão o direito de permanecer por dois anos fora do NBB e, caso não consigam retornar, serão ressarcidos do valor da franquia, conforme regras da entidade.

O desejo de democratizar o campeonato nacional nasceu do entendimento das duas entidades, por isso, a LNB e a CBB ainda discutem outras variáveis relativas à participação das equipes no NBB.

Segundo o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, as regras sobre o acesso e descenso é uma maneira justa de dar sequência à disputa do NBB. "Isso era o que todos estavam esperando. Não iremos prejudicar os clubes fundadores da Liga e, agora, abriremos uma oportunidade aos outros de disputarem o NBB. Quanto mais equipes de outros estados, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, melhor para o campeonato", afirmou.

O presidente da CBB, Carlos Nunes, também acredita que com o acesso e descenso dos clubes, o campeonato nacional passa a dar mais oportunidades para equipes de outras regiões do Brasil. "Acho muito interessante. Isso abrirá o leque de times para a competição. A gente precisa movimentar aquelas regiões que não têm equipes de basquete, no momento", disse o dirigente.

fonte: www.databasket.com

Nenhum comentário: