quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Meninas do Brasil derrubam México e tomam fôlego para os jogos decisivos


A zebra já tinha dado as caras no Coliseu Álvaro Sánchez Silva na terça-feira, quando as meninas do Paraguai bateram a Jamaica por 71 a 69. Pouco depois, o Brasil entrou em quadra para seu último compromisso na fase de grupos da Copa América e mostrou que não havia nenhuma chance de nova uma surpresa. Diante do México, a seleção comandada por Ênio Vecchi nem precisou pisar muito no acelerador. Fez o suficiente para vencer por 88 a 61 e agora terá dois dias de folga antes dos jogos decisivos no caminho para Londres-2012.

O resultado só confirma o que já se sabia: o Brasil termina a fase de classificação em primeiro lugar no grupo B, invicto com quatro vitórias, e agora aguarda seu adversário da semifinal de sexta-feira, ainda com horário a confirmar. Na decisão de sábado, aí sim, a partida que vale a única vaga nas Olimpíadas do ano que vem.
Brasil x México Copa América de basquete Érika (Foto: Divulgação/Fiba)Érika voltou a comandar o Brasil na partida contra o México, nesta terça-feira (Foto: Divulgação/Fiba)

O tempo de descanso cai como uma luva para o Brasil, que tenta recuperar a pivô Clarissa, lesionada na estreia contra o Paraguai. A equipe folga na rodada de quarta-feira, e na quinta não há partidas no campeonato.

- A consistência que o time manteve nos quatro jogos foi importante. E o revezamento também, todo mundo teve tempo para jogar. Agora temos dois dias para deixar o time inteiro, com boas variações e opções, precisaremos disso nos jogos finais – avaliou o técnico Ênio Vecchi.

Érika mais uma vez comandou as ações, com 22 pontos e seis rebotes. Adrianinha contribuiu com 13 pontos, e Franciele fez 11.
Brasil x México Copa América de basquete Adrianinha (Foto: Divulgação/Fiba)Adrianinha arremessa diante de uma mexicana
(Foto: Divulgação/Fiba)

A seleção verde-amarela já abriu a disputa com 6 a 0, mostrando que não estava disposta a deixar a zebra passear. Na arquibancada, crianças de colégios locais vibravam a cada cesta brasileira. E na quadra as atletas jogavam em ritmo de treino, fechando o primeiro quarto em 24 a 11.

O panorama não se alterou muito no segundo período. Com Érika inspirada, chegando aos 18 pontos e cinco rebotes, o placar foi a 45 a 24 na saída para o intervalo.

Na volta do vestiário, o Brasil parecia desligado, obrigado o técnico a pedir tempo. Tudo se resolveu rapidamente. O time ampliou em 13 pontos a vantagem, enquanto Ênio Vecchi rodava bem o elenco e aproveitava para não cansar suas atletas. Na virada para o último quarto, o placar já marcava 65 a 37. Adrianinha ainda mostrou que o jogo era para valer, salvando uma bola na lateral e provocando uma disputa feroz com jogadoras se lançando ao chão.

Valeu pelo esforço, mas àquela altura a tampa já estava fechada. A vantagem ampla se manteve até o fim, e agora a equipe já pode passar dois dias pensando na semifinal de sexta. E no jogo da vaga de sábado, claro.

Nenhum comentário: