sábado, 5 de maio de 2012

BASQUETEBOL MASCULINO EM LONDRES: OPINIÃO DE QUEM ENTENDE AMIGOS DO BASQUETEBOL




No masculino, o sorteio das chaves para os Jogos Olímpicos de Londres colocou o Brasil no grupo B ao lado de Espanha, Austrália, China, Grã Bretanha e uma das equipes classificadas no Pré-Olímpico Mundial que será realizado em julho, na Venezuela e que, provavelmente, será uma das equipes europeias que disputarão o referido torneio (Rússia, Lituânia, Grécia, na minha opinião)


O grupo A será formado por Estados Unidos, França, Argentina, Tunísia e duas equipes classificadas no Pré-Olímpico Mundial.

A princípio, o Brasil ficou em um grupo um pouco mais tranquilo e que pode nos levar a uma boa classificação, fugindo do temido quarto lugar, o que nos colocaria em um confronto contra os norte-americanos logo na fase seguinte do torneio.

Mas tudo isso é teoria e especulação. O fato é que a competição será dura e nossa equipe terá que estar muito bem preparada para enfrentar todo e qualquer adversário que aparecer pela frente.

Assim como no post que falava do feminino, trago aqui a opinião de especialistas que estiveram lá, como atletas e técnicos. A base para as opiniões foi a mesma:

O que achou do sorteio?
Quais as chances do Brasil?
Quais os possíveis medalhistas
Vamos às opiniões:

Nilo Guimarães (ex-atleta, participou dos Mundiais de 1982 e 1986 e dos Jogos Olímpicos em 1984):
Não sei qual a sexta equipe, que completara a chave,  mais acredito que temos ótimas condições de fugir do 4o. lugar na classificação, que é o que interessa, pois os EUA sempre se apresentam com equipes fortíssimas e o cruzamento na segunda etapa é determinante para perdermos a chance de medalha. Pela maneira que o Brasil se apresentou no Pré-Olímpico, faz agente acreditar em uma equipe competitiva e vitoriosa. Coloco os EUA, Espanha, Argentina como possíveis mealhistas e o Brasil pode estar nesse bloco e surpreender.

José Medalha (técnico nos Jogos Olimpicos de 1992, em Barcelona e assistente técnico em Seul, em 1988)
Em relação ao sorteio creio que os dois grupos estão bem distintos . Um muito difícil  o A com apenas a Tunísia descartada. O grupo B com Espanha grande favorita seguida do Brasil a meu ver. Mas ha um equilíbrio entre os demais, com exceção creio da Grã-Bretanha que deve ser a ultima. China  corre por fora, bem como a Austrália, além do país que virá do Pré-Olímpico da Venezuela. O problema existe na fase seguinte que é de mata-mata. Às vezes cair num grupo mais difícil passa a ser vantajoso, pois os adversários da outra fase são considerados  como pertencentes a um nível mais inferior, o que torna a fase de mata-mata não tão decisiva. Quanto as chances do Brasil, como ex-técnico vou me abster desse prognóstico,  torcendo para que possamos sair entre os dois primeiros no grupo B para termos mais chances adiante. Possíveis medalhistas:   Ouro =   EUA;  Prata/Bronze  (em ordem alfabética) = Argentina, Brasil, Espanha, França, Lituânia e Rússia).

Luis Cláudio Menon (Participou de três mundiais – Campeão em 1963, 1967 e vice-campeão em 1970 e nos Jogos Olímpicos de 1968 e 1972)
O fato de não termos que enfrentar os americanos nos coloca numa posição mais confortável. Porém, temos a Espanha como grande força, a Austrália que sempre oferece muito trabalho e a China, que é uma incógnita. Vale lembrar que nos dois grupos teremos a presença das equipes que estão disputando o Pré-Olímpico Mundial. Em minha opinião Grécia, Rússia e a Lituânia serão grandes adversários e os prováveis classificados. Gostaria de ressaltar que na competição olímpica todos os jogos serão “pedreira”. Entretanto, observo a nossa equipe em ascensão, com bons jogadores e, claro, com grandes possibilidades. Na minha ótica, a medalha de ouro será dos americanos se conseguirem enviar a maior força. Fiquei sabendo que o Derrick Rose não poderá atuar por cirurgia no joelho. Mas com outras feras, como Kevin Durant, continuarão favoritos. Na sequência, a Espanha, Argentina, que não é a mesma, mas deve ser respeitado, o Brasil e os prováveis classificados do Pré-Olímpico, Rússia e Grécia estarão brigando por medalhas.

Sérgio Machado – Macarrão (Medalha de Bonze, em 1964)
À primeira vista, estar no grupo com equipes menos fortes parece bom. Mas o outro grupo ficou muito forte e até o quarto é pedreira. Acho que ficou difícil para a Argentina, e qualquer quarta de final vai ser duríssima para nós. De bom, só não pegar os EEUU. Em Jogos Olímpicos todos os jogos são difíceis. Tudo pode acontecer. Espero que o time chegue lá treinado, inteiro e em paz.

Wlamir Marques (Bi Capeão Mundial em 1959 e 19563; Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de 1960 e 1964)
Confesso que não gosto de fazer previsões, ainda mais se tratando de uma modalidade hoje muito equilibrada ao redor do mundo. O jornalista sempre encontra nesses meandros motivos para especular resultados, analisar os prováveis confrontos, supor os mais fracos e os mais fortes, citando até os prováveis medalhistas, afinal isso é jornalismo. Sinceramente não é do meu feitio analisar por esse ponto, quando a especulação cria falsas expectativas nem sempre favoráveis à realidade. Talvez pela longa experiência olímpica, prefiro por enquanto permanecer com os pés no chão, até porque os grupos não estão definidos, quando ainda há um pré-olímpico a ser disputado, imaginando que sairão dali três seleções europeias muito fortes. Parto do principio que qualquer comentário especulativo seria como arremessar no escuro, quando ainda não sabemos qual será a composição da nossa própria seleção e a de outros países que vivem os mesmos problemas com os seus jogadores na NBA. Mas nesse imbróglio existem algumas certezas, uma delas é que vamos ter que enfrentar a Espanha. Quem ganha esse jogo? Alguém ousa afirmar o resultado? Pelo retrospecto vence a Espanha, pelo menos é a palavra do momento, mas hoje eu não garanto que isso possa acontecer com tanta certeza. Afinal o que esperar desse jogo? Por enquanto nada, isso só veremos no dia, ou não? Austrália, adversário muito forte, já nos pregaram algumas surpresas ao redor do tempo. Como imaginar por antecipação que sairemos em segundo no grupo menosprezando a Austrália, quem pode garantir um resultado? É jogo chato e difícil, vamos ter que jogar muito bem para vencê-los.  A China vem de um patrocínio olímpico em 2008 e nota-se uma crescente evolução em todas as modalidades, inclusive no basquete masculino, quando a moleza em vencê-los não existe mais, é jogo complicado. Grã Bretanha, não há como imaginar alguma coisa em relação ao basquete inglês, pois não há nenhum retrospecto comparativo, mas jogando em casa pode ser um adversário de respeito. E aquela seleção vinda do pré-olímpico? Será que ela é tão fraca a ponto de acharmos que sairemos em segundo ou primeiros do grupo? Como devem ter percebido, o meu comentário possui muito mais duvidas do que certezas. Baseado nisso dá prá imaginar outra situação ou os favoritos sempre vencem? Favorito para mim só os EUA, mesmo assim se levarem os melhores jogadores da NBA, caso contrário dançam como já aconteceu em Atenas em 2004 e em alguns recentes mundiais. Precavido, me reservo o direito de aguardar as definições das seleções e dos grupos, quando este último sorteio foi de cartas marcadas, mas o que virá pela frente não será mais. A tarefa será dura e difícil para todos, até que nos mostrem o contrário.

Agora é esperar pela convocação da seleção, torcer para que a preparação seja adequada e todos os convocados estejam em condições e preparar o coração.

Dá-lhe Brasil!!!

Nenhum comentário: