quinta-feira, 7 de junho de 2012

NBB pedirá final em ginásio para 10 mil torcedores

A LNB (Liga Nacional de Basquete) deve incluir no regulamento da próxima edição do Nacional masculino, chamado de NBB, que a final do campeonato seja em ginásio com capacidade mínima para 10 mil espectadores.


O ala Alex, do Brasília, festejando com a torcida o seu 4º título nacional pela equipe.

A informação foi dada à reportagem pelo presidente da liga, Kouros Monadjemi, após a decisão em jogo único do NBB 2011/2012, no sábado, em Mogi das Cruzes (vencida pelo Brasília ). Atualmente, a LNB exige que o palco da final comporte, pelo menos, 4.000 pessoas.

Brasília conquistou seu quarto título nacional ao vencer o São José por 78 a 62 diante de aproximadamente 4.500 torcedores no ginásio Professor Hugo Ramos. O local tinha capacidade para cerca de 5.000 espectadores.



"Se essa final fosse em ginásio com capacidade de 10 mil pessoas, estaria lotado", comentou Monadjemi, em meio à festa brasiliense, ainda na quadra, em Mogi.

Ele informou que levará a medida aos clubes. A próxima temporada está prevista para começar em novembro. Ainda não está definido se o formato da final em jogo único, para exibição ao vivo na TV aberta, será mantido.

O campeonato deste ano se encerrou em Mogi, cidade que não teve representante no NBB, por um atraso da liga em reservar o ginásio do Ibirapuera para a decisão.

O regulamento previa que o finalista mais bem colocado na fase de classificação poderia escolher um entre sete ginásios, de Rio, São Paulo, Minas Gerais ou Brasília.

Quando os playoffs começaram, em abril, e o São José, líder da 1ª fase, escolheu o Ibirapuera para jogar a decisão, a arena estava reservada para apresentação do violinista holandês André Rieu e a Orquestra Johann Strauss.

"A disputa do título foi bonita, mas se fosse em Brasília, teria mais de 15 mil torcedores, seria melhor", disse o ala Alex, do Distrito Federal, após o triunfo sobre São José.
Em 2011, Brasília colocara 18 mil pagantes nas arquibancadas do ginásio Nilson Nelson, quando levantou seu terceiro troféu nacional.

A nova regra pode prejudicar os times do interior paulista, que representaram 40% dos participantes do NBB.

O ginásio Pedrocão, em Franca, por exemplo, tem capacidade para pouco mais de 6.000 espectadores.


Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br

Nenhum comentário: