quarta-feira, 8 de agosto de 2012

BRASIL JOGA PARA IGUALAR OLIMPÍADAS DE 1968 E POR HEGEMONIA CONTINENTAL



Londres, Inglaterra - O jogo contra a Argentina, nesta quinta-feira (09/08), na Arena do Basquete, válido pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres, pode entrar para a história do basquete no Brasil. Às 16h (horário de Brasília), a seleção masculina inicia o desafio que vale, no mínimo, a quarta posição na edição de 2012, igualando o feito de 1968, no México, e aproximando das duas medalhas de bronze, em 1948 e 1960. Além disso, será a chance de marcar uma nova era na América do Sul e mudar o rumo da hegemonia do esporte no continente, que na última década foi dominado pelos “Hermanos”. Record, Sportv, Bandsports, Terra e ESPN transmitem ao vivo.


Desde que Rubén Magnano assumiu como treinador, já foram disputadas três partidas decisivas contra a Argentina: em 2010, no Mundial da Turquia, uma derrota nos últimos minutos, nas oitavas de final. No ano seguinte, no Pré-Olímpico de Mar del Plata, com toda a torcida contra, um show de coletividade e de Rafael Hettsheimeir rendeu uma vitória fundamental na primeira fase, que embalou o time para a vaga nas Olimpíadas depois de 16 anos. Na final, já classificado, o Brasil perdeu, novamente apertado.

Na preparação para as Olimpíadas de Londres, que começou no dia 9 de junho e se encerrou no dia 28 de julho, a Seleção Brasileira enfrentou a Argentina duas vezes. No primeiro confronto, no lendário ginásio Luna Park, em Buenos Aires, vitória dos “hermanos”, por 80 a 76; na revanche, em Foz do Iguaçu, um triunfo por 91 a 75, que valeu o título do Super 4 Eletrobras e encerrou a fase de treinos e jogos em solo nacional.

Na primeira fase dos Jogos Olímpicos, o Brasil foi amplamente superior à Argentina, que terminou com três vitórias e duas derrotas – para França e Estados Unidos, respectivamente. O time de Rubén Magnano fez a segunda melhor campanha do Grupo B e a segunda melhor no ranking geral – contando como desempate o saldo de cestas. Somente foi derrotado uma vez, para a Rússia, por 75 a 74, graças a uma bola milagrosa convertida a quatro segundos do fim. Na última partida, vitória sobre a Espanha, atual vice-campeã olímpica.

FEMININO TEM SEMIFINAIS DEFINIDAS

Dois jogos duros e outros dois tranquilos marcaram as quartas de final do basquete feminino em Londres. Três de quatro equipes que estavam no grupo do Brasil avançaram às semifinais: a Rússia venceu a Turquia, por 66 a 63, a França derrotou a República Tcheca, por 71 a 68, e a Austrália passou pela China, por 75 a 60. As “Aussies” enfrentam os Estados Unidos, que atropelaram o Canadá, por 91 a 48. Os jogos que valem vaga na final acontecem nesta sexta-feira (09/08).

RODADA DE QUARTAS DE FINAL DO MASCULINO
*Horários de Brasília

Rússia x Lituânia - 10h
França x Espanha - 12h15
Brasil x Argentina - 16h
Estados Unidos x Austrália - 18h15

Nenhum comentário: